A visita ao médico ginecologista deve ser realizada no mínimo uma vez por ano, caso a mulher não apresente nenhum sintoma que a esteja incomodando. Essa visita possibilita ao médico realizar a prevenção e detecção precoce de doenças que acometem a mulher, como o câncer de colo do útero.
A mulher deve sempre procurar um ginecologista em casos de sangramento anormal, corrimento, dor pélvica, dor ou desconforto durante a relação sexual, dúvidas acerca de anticoncepcional, ou ainda dores mamárias, ou qualquer sintoma que a incomode.
Quando for à consulta ginecológica, lembre-se sempre:
Evite ir ao ginecologista durante o período menstrual, pois impossibilita o exame pélvico e coleta de Papanicolau;
Anote sempre a data em que sua menstruação começa e o número de dias que fica menstruada, e leve este diário ao consultório;
Leve os resultados de exames anteriores;
Anote o nome dos medicamentos e anticoncepcional que está utilizando;
Caso esteja programada coleta de exame Papanicolau no dia da consulta, siga estas orientações:
05 (cinco) dias antes da realização do exame não utilizar cremes ou óvulos vaginais.
03 (três) dias abstinência sexual.
Não ter realizado Ultrassonografia transvaginal ou toque ginecológico nas 72h que antecedem a coleta.
Não realizar lavagem ginecológica interna com ducha no canal vaginal
Realizar higiene na região genital externa.
Tomar banho normalmente.
Faça uma lista com todas as suas dúvidas.
É essencial que o ginecologista obtenha dados relevantes a sua saúde na consulta, como sintomas que você possa estar sentindo, e também de dúvidas que você tenha, com relação à sua saúde sexual e reprodutiva, assim como seu bem-estar geral, seu histórico de doenças e o de seus familiares. Todas estas informações aliadas ao exame físico realizado no consultório e exames complementares serão fundamentais para que seu médico possa determinar o melhor tratamento e realizar a orientação mais adequada para você.
A consulta ginecológica de rotina é imprescindível para que mulheres de todas as idades possam ter uma vida saudável. Por isso consulte seu Médico Ginecologista periodicamente.