top of page
  • Foto do escritorDra. Ana Beatriz Matos

Assimetria focal na mamografia


Tem uma ASSIMETRIA FOCAL na minha mamografia 😳

🤷‍♀️O que eu faço?


➡️ Assimetria é um achado radiológico, visível nos exames de mamografia. O grande oráculo da mamografia, 📖 o BI-RADS define a assimetria focal da seguinte maneira:


"Assimetria focal é avaliada em relação ao sítio correspondente na mama contralateral e representa um volume relativamente pequeno de tecido de densidade fibroglandular em relação a uma porção confinada da mama (menos do que um quadrante). É visível e apresenta uma forma similar em diferentes incidências mamográficas (...), mas não apresenta margens convexas nem a conspicuidade de um nódulo." 💤😴


Caiu no sono? Por isso fiz o vídeo curto e simples para traduzir o que o grande livro fala 🤣 Aperta o play para assistir!



📖A assimetria focal é classificada como BI-RADS 3, um achado provavelmente benigno (cuja chance de malignidade é menor ou igual a 2%). E a indicação é de acompanhamento periódico


E afinal, o que você deve fazer❓❔


1️⃣ Ficar calma,


2️⃣ Encontrar um mastologista, bem legal e competente pra chamar de SEU 💕 porque você vai precisar de uma boa consulta e acompanhamento de pertinho!


💉 Biopsia, precisa? Na maioria das vezes, não! Podemos acompanhar!


🔪 Cirurgia precisa? Raramente, pra saber, só conhecendo a paciente, o caso para avaliar a necessidade!


Então, sem desespero, pegue seu exame volte com seu médico e pergunte tudo! 👩‍⚕️


Dra. Ana Beatriz Matos

Mastologista e ginecologista

CRM 141-427SP

RQE - 61181 | 61182

bottom of page