top of page
  • Foto do escritorDra. Ana Beatriz Matos

Survivorship: O seu novo normal. A vida após câncer de mama.

Atualizado: 27 de jan. de 2020


O termo “Survivorship”, em português pode ser traduzido como sobrevivência, é utilizado para descrever o estado do paciente após parte ou todo o tratamento do câncer de mama estar completo.

Como uma sobrevivente do câncer de mama, você deve prestar atenção especial à manutenção do seguinte:

Visitas de acompanhamento:

Pacientes que foram tratadas por câncer de mama devem realizar consulta com o mastologista a cada 3 a 6 meses nos primeiros 5 anos após o tratamento e após pelo menos uma vez a cada ano.

Durante essas visitas, a paciente passará por um exame físico e poderá conversar com seu médico sobre como está se sentindo. Essas visitas também oferecem uma oportunidade para relatar mudanças na saúde e ter qualquer pergunta respondida. Se você estiver tomando medicamentos para tratamento contínuo (como Herceptin ou terapia de bloqueio hormonal), você será avaliado para garantir que esses tratamentos não lhe causem danos.

Exames de imagem de rotina:

Se ainda tiver tecido mamário, em caso de cirurgia conservadora, deve ser estabelecido um esquema anual de mamografia. Imagens adicionais (como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou PET scan) dependem do seu histórico pessoal.

Conscientização da sua história:

É bastante importante que você conheça o tipo de câncer de mama que você já teve. Também é benéfico conhecer os tratamentos que você recebeu e permanecer ciente dos possíveis efeitos colaterais desses tratamentos. Por exemplo, se você fez uma cirurgia na axila e desenvolveu um corte na pele desse braço, deve ficar mais atento à cicatrização porque pode estar mais propenso à infecção. Se você recebeu radioterapia de mama ou tórax, deve estar atento para proteger essa área do sol, cobrindo ou usando protetor solar forte na pele exposta. Se o seu tumor for sensível, “alimentado” por estrogênio, você deve evitar tomar medicamentos prescritos de estrogênio ou medicamentos sem receita de estrogênio.

Decisões de estilo de vida saudável:

A sobrevivência bem-sucedida depende de hábitos saudáveis. O exercício regular, uma dieta equilibrada, evitar fumar e minimizar a ingestão de álcool contribuem para melhores resultados do câncer de mama. Tenha como aliados nessa fase pessoas em quem você confia para ajudá-lo a tomar decisões conscientes da saúde.

Vigilância:

Entenda que o câncer de mama pode recorrer, mas não há garantia de que isso aconteça. Mantenha seus compromissos e siga as recomendações do seu médico. Você é seu melhor defensor. Preste muita atenção às mudanças no seu corpo e nível de energia. Fale com seu mastologista se tiver dúvidas ou preocupações. Faça da sua saúde e tranquilidade suas principais prioridades.

Autoconsciência:

-Muitas pacientes emergem do tratamento do câncer de mama com uma sensação de maior força e sabedoria. Aceite que sua jornada fez de você uma pessoa diferente e a abrace! Use esse autoconhecimento para melhorar sua vida!

FONTE: Breast360.org

Dra. Ana Beatriz Matos

CRM 141-427

bottom of page