• Dra. Ana Beatriz Matos

O que são os cistos mamários?


Os cistos mamários são lesões benignas da mama que contém líquido em seu interior. Eles podem ter praticamente qualquer tamanho. Alguns cistos assemelham-se a pequenas bexigas na palpação, ou podem ter a consistência um pouco mais firme.

A mulher com cistos mamários pode ser assintomática, ou ainda apresentar desconforto ou até dor mamária. Os cistos podem crescer próximo ao período menstrual. Eles são mais comuns em mulheres entre os 25 aos 50 anos e tendem a desaparecer após a menopausa, contudo pacientes que realizam a terapia de reposição hormonal podem continuar a apresentar os cistos.

Os cistos podem ser identificados no exame de mamografia, a ultrassonografia de mamas os distinguem de lesões sólidas.

Na maioria dos casos os cistos não necessitam de nenhuma intervenção, pois tendem a sumir após a menstruação, podendo surgir outros cistos no ciclo seguinte, sem que causem inconveniente a mulher.

Quando os cistos mamários causam dor ou desconforto a paciente, estes podem ser puncionados no procedimento de punção aspirativa por agulha fina (PAAF), que pode ser realizada no consultório do mastologista ou ainda orientada pelo ultrasson de mamas. A cirurgia de retirada do cisto também pode ser realizada para evitar que o cisto recidive.

Dra. Ana Beatriz Matos

CRM: 141427 - SP

Fontes:

1- Diseases of the breast. Jay R. Harris, Marc E. Lippman, C. Kent Osborne, Monica MorrowLippincott Williams & Wilkins, Mar 28, 2012

2- The American College of Obstetricians and Gynecologists - guidelines.

#mastalgia #mamas #cistos

C O N T A T O

(11) 2384-2313  | (11) 99320-0163

Av. Ordem e Progresso 157 cj. 303-305

Barra Funda - São Paulo / SP

CEP 01141-030

L O C A L I Z A Ç Ã O

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Atendimento particular

Produzido com ♥ por Fever Marketing Médico

Este site está de acordo com as regras de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina - Resolução CFM 1974/11.