top of page
  • Dra. Ana Beatriz Matos

Para meninas e adolescentes - visita ao ginecologista

Atualizado: 27 de jan. de 2020


Quando devo ir ao ginecologista pela primeira vez?

O ginecologista e obstetra é um médico que se especializa no cuidado à saúde da mulher.

A primeira visita ao ginecologista deve ser logo após a primeira menstruação, pois a partir deste momento a menina se torna fértil, ou seja, torna-se capaz de engravidar e ter um bebê. Por isso a menina deve aprender sobre o funcionamento de seu corpo, como é a ovulação, como são as cólicas menstruais, como se prevenir de uma gravidez indesejada e como se cuidar para não contrair DST’s (doenças sexualmente transmissíveis), como o HPV ou o HIV.

Devo escolher médica ou médico?

A escolha do profissional é pessoal, a menina deve escolher o médico com o qual tenha mais afinidade e se sinta mais confortável, e caso na primeira consulta ela não fique à vontade com o profissional escolhido ela tem liberdade para trocar de médico.

É normal ficar nervosa antes da primeira visita?

É normal sentir-se nervosa e ansiosa antes de sua primeira visita. Antes da consulta, conversar com seus pais, amigas ou alguém de sua confiança pode ajudá-la. Fale ao seu médico que está nervosa, questione suas dúvidas, pois assim o profissional pode ajudá-la a sentir-se mais confiante, e estabelecer uma boa relação.

O que devo esperar na primeira consulta ginecológica?

A primeira visita pode ser apenas uma conversa entre você e seu médico. Você pode descobrir o que esperar em futuras visitas e obter informações sobre como se manter saudável. Nessa consulta também poderão ser realizados alguns exames, dentre eles o exame clínico e físico e ginecológico.

O seu médico poderá questionar sobre você e sua família, e algumas perguntas poderão parecer pessoais, como questões sobre o seu período menstrual ou atividades sexuais, contudo essa conversa é valiosa para avaliação de sua saúde.

Todas as informações conversadas com o seu ginecologista no consultório são sigilosas. Dessa forma, a confidencialidade é mantida. Porém, o seu médico pode conversar com seu responsável em situações consideradas de risco - gravidez, abuso de drogas, não adesão aos tratamentos recomendados, doenças graves, risco à vida ou a saúde de terceiros, pois nestas situações a participação e o consentimento dos pais ou responsáveis torna-se necessária.

Que exames serão realizados?

Você poderá realizar alguns exames na primeira visita. Na maioria das vezes, são realizados:

• exame físico geral

• exame genital externo

Normalmente você não precisará de um exame pélvico na primeira visita a menos que tenha alguma queixa, como sangramento ou dor anormal.

Vou ter que tirar a roupa?

É necessário para a realização do exame físico que a menina fique sem roupa, mas o ginecologista sempre utiliza um avental descartável para que a menina não fique tão exposta. Não há razão para vergonha, o médico está habituado a esta situação e lembre-se que ele está cuidando da sua saúde.

O que acontece durante um exame físico geral?

Durante o exame geral, a sua altura, peso e pressão arterial serão verificados. Você também será examinada em relação aos problemas de saúde que possa ter.

O que acontece durante um exame genital externo?

Neste exame, o médico olha para a vulva (área mais externa do órgão genital feminino, veja no glossário). Ele ou ela pode dar-lhe um espelho para que você possa olhar para a vulva também. Este exame é uma boa maneira de aprender sobre o seu corpo e os nomes para cada parte.

O que são o exame pélvico e teste de Papanicolau?

O exame pélvico é dividido em tem três partes:

1. Exame da vulva

2. Exame da vagina e colo do útero com o auxílio de um espéculo

3. Toque vaginal, que consiste em avaliar os órgãos internos (útero e ovários) com uma mão enluvada.

No teste de Papanicolau o médico coleta uma amostra de células do seu colo do útero com uma pequena espátula e escova. Esse teste é essencial para a prevenção de câncer de colo de útero.

Para verificar os seus órgãos internos, o médico irá colocar um ou dois dedos enluvados, lubrificadas na vagina e até o colo do útero. O outro lado vai pressionar sobre o abdômen do lado de fora.

Menstruei. E agora?

Você pode ir ao ginecologista menstruada, contudo não realizará o exame pélvico e coleta de Papanicolau. Ficará para a próxima visita!

Que preocupações especiais podem ser discutidas com a minha ginecologista?

Muitas mulheres jovens compartilham as mesmas preocupações com a saúde. A maioria dessas preocupações fazem parte do processo de amadurecimento:

* Cólicas e problemas com períodos menstruais

* Acne

* Peso

* Sexo e sexualidade

* Controle de natalidade

* DSTs

* Álcool, drogas e tabagismo

* Alterações emocionais

Lembre-se todas as suas dúvidas devem ser perguntadas, não se envergonhe, aproveite a visita ao ginecologista para esclarecer todos os seus questionamentos, este é o momento em que você está cuidando de sua saúde e de seu bem-estar.

O que posso fazer para me manter saudável?

Fazer boas escolhas de estilo de vida pode ajudá-la a ser forte e saudável pelos próximos anos:

* Mantenha um peso adequado, com uma dieta bem equilibrada e exercícios frequentemente.

* Evite fumar, beber álcool e usar drogas ilegais.

* Procure ajuda se você tem alterações emocionais ou sentir-se deprimido.

* Use os métodos contraceptivos se você está tem vida sexual ativa e não deseja ter um bebê.

* Proteja-se contra as DSTs usando o preservativo de látex (camisinha). Conheça os seus parceiros e limite seu número.

* Mantenha-se em dia com as visitas ao ginecologista, com exames de rotina, testes e imunizações.

Para as mães!

Mães por favor mantenham-se calmas, conversem com suas filhas, lembre-se que sua menina está se tornando uma mulher e logo terá novos questionamentos sobre seu corpo, desejos e experiências, por isso tenha tranquilidade e a escute. Você pode acompanha-la ao ginecologista, contudo respeite a privacidade de sua filha, caso perceba que ela ficará mais à vontade se estiver sozinha com o médico ou ainda se ela o pedir, você pode participar da consulta e sair antes, para deixá-la confortável.

Glossário

* Colo uterino: A extremidade inferior, estreita do útero, que se projecta na vagina.

* Condom: A bainha fina usada para cobrir o pênis durante a relação sexual para prevenir infecções sexualmente transmissíveis e gravidez. Período menstrual: A descarga de sangue e tecido do útero que ocorre quando um óvulo não for fertilizado (também chamado de menstruação).

* Controle de natalidade: Prevenção da gravidez.

* Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST): Infecções que são transmitidas por contato sexual.

* Espéculo: Um instrumento usado para armazenar abrir as paredes da vagina.

* Exame pélvico: Um exame manual de órgãos reprodutivos da mulher.

* Métodos contraceptivos: são os métodos utilizados para evitar gravidez indesejada (pílulas anticoncepcionais, camisinha, DIU, dentre outros).

* O ginecologista e obstetra: Um médico com habilidades especiais, treinamento e educação em saúde da mulher.

* Teste Papanicolaou: Um teste em que as células são retiradas do colo do útero e vagina e examinado sob um microscópio, utilizado como principal ferramenta na prevenção de câncer de colo uterino.

* Vagina: Uma estrutura de tubo, rodeada pelos músculos que conduzem a partir do útero para o exterior do corpo. Vulva: A área genital feminina externa.

* Vulva: É a parte externa do órgão genital feminino. Externamente pode ser revestida por pelos púbicos. É constituída pelos grandes lábios e um par de pregas mais finas, os pequenos lábios. No interior dos lábios encontram-se o clitóris, a abertura da uretra e a abertura da vagina.

Fontes:

1- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)

2- The American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG)

Dra. Ana Beatriz Matos

bottom of page